Local onde compartilho músicas, imagens, meus pensamentos e ideias.(Posto até as ideias doidas..rsrs).
sexta-feira, 16 de janeiro de 2015
Os diversos sotaques do meu Brasil
Se tem uma coisa que acho super interessante, é perceber os sotaques das diversas regiões do Brasil. Cada variedade existente, o jeito de falar de cada lugar só faz demonstrar a riqueza que nosso país possui.
Sinceramente, pessoal, o que expus acima é algo que me faz sentir muito orgulho. Isso mostra que o Brasil é muito rico culturalmente, pois é o resultado do somatório das diversas regiões com seus respectivos costumes, culinárias, músicas e sotaques. Enfim, por trás de todos esses elementos citados, existe uma história, e são essas histórias que compõe a história do Brasil.
Hoje eu estava me divertindo aqui.. assistindo alguns vídeos sobre este tema, e não pude deixar de notar muitos dos comentários que li.
Na verdade, não entendo o porquê das pessoas tratarem desse assunto excluindo este ou aquele sotaque, aproveitando para rotular os falantes de outros lugares com nomes "carinhosos" para não dizer o oposto.
É claro que todos nós temos uma preferência, uma queda por um determinado sotaque. Eu, por exemplo, não vou negar que adoro o sotaque dos gaúchos! Adoro o sotaque de Porto Alegre. Acho lindo! Mas, de modo geral, penso que todos os sotaques tem sua beleza.
Ainda que alguns tenham uma letra ou outra, que possa soar esquisita aos nossos ouvidos, o conjunto em si, a melodia, sempre tem um charme, uma característica que irá tornar especial.
Como já falei em algum post aqui, eu sou carioca e gosto do meu sotaque.
Sei que geralmente, ou as pessoas amam ou então odeiam o nosso chiado.
Eu acredito que não possuo um jeito de falar tão carregado. Não sei se isso é verdade, mas pelo menos foi o que um amigo meu disse, que o meu "S" é chiado, mas é suave. Confio nele! :) rsrs
Cada carioca fala de uma forma, uns chiam mais outros menos, uns falam mais gírias outros menos.
Eu, particularmente, não gosto de usar muitas gírias, mas, com certeza, dependendo da ocasião eu falo algumas sim, pelo menos as mais comuns aqui da região -
(maneiro, na moral, beleza, bolado, parada, bagulho, maluco, mané, valeu. rsrs)
Só para desmistificar alguns mitos, nem todos os cariocas gostam de funk, eu por exemplo, não gosto e conheço muitos cariocas que também não gostam.
É importante termos em mente que, se não gostamos da pronúncia do Português das pessoas de um determinado local, que ao menos possamos apreciar a história existente por trás desse sotaque.
Cabe ressaltar, a importância de saber respeitar os falantes dessa região ao invés de rotular disso, ou daquilo.
Por fim, deixo aqui a história do nosso sotaque carioca...
Com o intuito de fugir de Napoleão Bonaparte, a família Real Portuguesa mudou-se para o Rio de Janeiro em 1808. Todos que aqui viviam queriam falar como os nobres da família Real.
A partir disso, surge então o sotaque carioca...com o "s" chiado, assim como o "s" falado no Português de Portugal.
Obs: Vale a pena conferir a história dos demais sotaques nesse site abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52265
Nenhum comentário:
Postar um comentário