Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Concurso Presidente.

Não sei se as pessoas pensam sobre o que vou expor aqui. Pode ser até que pensem ou tenham pensado, mas infelizmente sei que se trata de um assunto demasiadamente delicado.
Pois é pessoal, política sempre funcionou com base em panelinhas, propinas, pessoas vendidas, jogos de poder, elite e afins.  Difícil, não?
 Do jeito que as coisas "funcionam",  é complicado ter esperanças, crer que o país vai para frente vendo pessoas desse tipo governando.

Talvez eu seja louca, talvez minha ideia não seja das melhores ( certamente alguém pode ter uma ideia mais prática, realista, enfim, algo que pudesse ser plenamente executável).
Sei também que os políticos não iriam permitir que criassem essa medida. (Ahh, por que será hein??)

Sinceramente, se eu pudesse inventar algo, inventaria, com certeza, uma espécie de concurso para o cargo de Presidente da República. Sim, inventaria! Afinal, se o(a) dito(a) cujo(a) vai representar meu país, no mínimo, que seja uma pessoa inteligente, culta, alguém que tenha capacidade e tenha estudado,  não é mesmo? Mas não, o que estamos a ver são pessoas opostas a isso, pessoas que a cada dia  nos envergonham publicamente para o mundo inteiro!

O que estou dizendo não é nada absurdo.  Só para se ter uma ideia, o mercado de trabalho para nós, meros mortais, exige cada vez mais uma boa formação, multi habilidades, criatividade, experiência, curso de informática, língua estrangeira e milhares de outras coisas. Sendo assim, por que não exigirmos de um presidente uma boa capacitação?
Ser presidente não é apenas uma brincadeira de criança, trata-se de uma função de alta responsabilidade, um cargo de autoridade máxima.


Pois bem, a lógica costuma funcionar da seguinte maneira: quanto mais alto o cargo pretendido, maior qualificação e habilidades são exigidas, certo?  (ao menos no mundo dos mortais funciona dessa forma) Logo, nada mais justo do que cobrar o mesmo dos candidatos a presidência, não acham?  

Para mim, os pré requisitos  além dos previstos na constituição, seriam:

- Dominar, pelo menos, 2 idiomas estrangeiros;
-  Ter boa Fluência Verbal;
- Ter formação em área de gestão e economia; (Com experiência comprovada )
- Ter pleno conhecimento das leis;
 - Ser ficha limpa.

O concurso seria composto por 2 fases.

Na 1ª fase, os candidatos, realizariam provas específicas com base nos seguintes assuntos:
* Gestão; * Economia; *Leis; *Cultura Geral;  *Língua estrangeira

Na 2ª etapa, os candidatos que obtivessem pontuação mínima de 70 pontos, sendo portanto, aprovados na primeira fase, deveriam elaborar um projeto para o país.

O concurso seria realizado em um espaço público e seria televisionado.
 ( Da mesma forma como são feitos os debates na Tv).
- Na 1ª fase-  Jornalistas conduziriam os debates, e  professores especialistas nas áreas citadas acima, devidamente selecionados em diversos estados do Brasil, debateriam com o candidato. (Ao Vivo)
Ainda no local, professores de línguas estrangeiras, realizariam uma entrevista em dois idiomas.
* A entrevista seria completamente traduzida para que a população pudesse tomar conhecimento e avaliar as capacidades de seus candidatos.

- Na 2ª fase  - Os candidatos deveriam identificar as principais áreas que demandassem maior urgência, e assim, elaborariam um esquema computadorizado (dentro das normas ABNT, rsrsrsrs, estou brincando) enfim, apresentariam seus projetos para a população, como uma espécie de aulão. 
( Da mesma forma como eles fazem nos debates televisivos, porém seria mais uma aula, sem o velho e bom script,  para  que pudessem apresentar suas estratégias).
Uma banca examinadora composta por especialistas, ficaria responsável por avaliar o projeto, bem como fazer perguntas,  e debater acerca do projeto apresentado.
Caberia a banca validá-lo ou não. (Com base nos dados reais do país, julgando se a medida é possível ou não)
 O candidato que tivesse seu projeto aprovado, poderia  então, finalmente, participar das eleições. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário